Who we are

A ABOTTC é uma entidade reconhecida por congregar e representar com excelência os interesses das operadoras de trens turístico-culturais em âmbito nacional e internacional. Difusora de uma nova cara para o transporte ferroviário de passageiros no Brasil, que atenta tanto para a preservação quanto para a revitalização dos trechos em atividade e os desativados.

History

A Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais - ABOTTC foi fundada em 2000 e sediada em Campos do Jordão (SP). A entidade surgiu da necessidade que as operadoras de trens com fins turístico-cultural tinham de unificar o setor promovendo a troca de informações e dando visibilidade para o setor frente ao restante do mercado turístico nacional e internacional.

Entre 2000 e 2003, a entidade apoiou e realizou em parceria com o Movimento de Preservação Ferroviária – MPF (http://www.trembrasil.org.br/) diversos eventos com foco na preservação e revitalização ferroviária com abrangência regional e nacional. A partir de maio de 2004 a sede da entidade foi transferida para a Rua Cosme Velho 513 na cidade do Rio de Janeiro.

Associação teve seu Estatuto modificado e legalizado através da constituição de uma OSCIP – Organização Social Civil de Interesse Público. Esta decisão foi tomada à medida que entendeu-se que as operadoras para fins turístico-culturais têm como caráter essencial a preservação e revitalização do patrimônio ferroviário nacional, o que torna as ações desempenhadas pela ABOTTC não só de interesse das operadoras mas de toda a sociedade.

O biênio 2004-2006 foi presidido por Sávio Neves, Diretor Executivo do Trem do Corcovado (RJ) e por Anderson Pacheco – Diretor da Serrambi Turismo, responsável pela coordenação do Trem do Forró (PE).

A diretoria foi composta por Adonai Aires, Diretor da Serra Verde Express (PR); por Jair Baruffi, representante da Giordani Turismo, operador do Trem do Vinho (RS); por Berenício Carvalho, representante da Maria Fumaça que liga São João Del Rei a Tiradentes (MG) e por José Francisco, representante da Estrada de Ferro Campos do Jordão (SP).

No biênio 2006-2008 Sávio Neves (Trem do Corcovado) foi reconduzido à presidência da ABOTTC, tendo Adonai Aires Filho (Serra Verde Express) como vice-presidente. Em reunião ordinária foi votada uma alteração estatutária ampliando o mandato de dois para quatro anos.

O atual mandato deriva de uma reeleição da presidência anterior e refere-se ao quadriênio 2008-2012.

Em 2010 a entidade assinou com o SEBRAE um importante convênio para o desenvolvimento do setor ferroviário turístico-cultural denominado ''Trem é Turismo''.

Mission

Representar os interesses das operadoras de trens turístico-culturais.

Promovendo o crescimento e desenvolvimento do setor, bem como incrementar a atividade turística nacional através do estímulo do uso dos trens em operação.

Vision

Divulgar e promover com responsabilidade o Turismo Cultural Ferroviário no Brasil e exterior, zelando sempre pela preservação do patrimônio e incentivando a revitalização ferroviária.

Direction

Adonai Aires Arruda Filho Presidente (Serra Verde Express) 
Sávio Luís Ferreira Neves Filho Vice Presidente (Estrada de Ferro Corcovado)
Geraldo Virgilio Godoy Primeiro Secretário (ABPF Nacional)
João Bosco Setti Primeiro Tesoureiro (ABPF Nacional)       
Susana Tercila Giordani Presidente (Giordani Turismo)       
Ivo Arias Vice Presidente (ABPF - Viação Férrea Campinas a Jaguariúna)
Anderson Silva Pacheco Presidente (Serrambi Viagens e Turismo)
Cesar Mori Júnior Vice Presidente (Circuito Ferroviário Vale Verde)