PROJETO “TREM É TURISMO"


Foi um grande sucesso a participação da ABOTTC - Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais, e do SEBRAE com o Projeto "Trem é Turismo " na 43ª ABAV - Expo Internacional de Turismo, realizada no Centro de Exposições Anhembi, em São Paulo, nos dias 24 e 25 de setembro. O "Trem é Turismo" com um estande especial para a divulgação e promoção comercial de todos os trens turísticos e culturais que fazem parte do Projeto, teve uma visitação acima do esperado, e os representantes dos 21 trens turísticos e culturais que participaram do evento, conseguiram realizar bons contatos com as agências e outras empresas interessadas em comercializar os passeios dos trens.
O Projeto " Trem é Turismo", que visa aprimorar o atendimento dos clientes, fortalecer a governança e a cooperação com os pequenos negócios do entorno e realizar a promoção no mercado para ampliar o volume de negócios realizados por esses empreendimentos, vem alcançando seus objetivos com o crescimento do fluxo de turistas e usuários dos trens turísticos e culturais.
Adonai Arruda Filho, presidente da ABOTTC, informa que : " o turismo ferroviário está em crescimento, porém é ainda pouco conhecido por parte dos brasileiros. Este projeto vem aumentando sua visibilidade e dando suporte e capacitação aos micro e pequenos empresários do entorno das estações, para que fiquem melhor qualificados para atender aos visitantes".
O Projeto "Trem é Turismo" engloba vinte e um trens turísticos e culturais que estão em efetiva operação ou iniciando seu funcionamento nos próximos meses, dando consultoria ao comércio local e aos funcionários dos empreendimentos, para obter pelo menos 80% de satisfação dos clientes atendidos. Estão sendo trabalhados, em cada localidade, além do comércio, as pousadas e hotéis, restaurantes, artesanato local, serviços de táxis, guias de turismo e tudo o que puder proporcionar lazer e cultura aos visitantes.
Entre os trens e localidades que fazem parte do projeto, podemos citar o Trem do Forró, em Pernambuco, Trem das Montanhas Capixabas, no Espírito Santo, Maria Fumaça em Rio Acima, em Minas, Trem das Águas em Minas, Trem do Corcovado, no Rio de Janeiro, Trem da Moita Bonita, em São Paulo, Trem da Serra do Mar no Paraná e Trem do Vinho, no Rio Grande do Sul, entre outros.
Dia 26, os representantes dos trens turísticos realizaram missão técnica sobre a Maria Fumaça Campinas a Jaguariúna e, dia 27, estiveram no Rio de Janeiro, para missão técnica no Trem do Corcovado, fechando com chave de ouro o encontro do grupo para a ABAV 2015.