Trem das Cachoeiras e a Dois Cliques Fotografia celebram a vida e prestam homenagem às mamães no mês dedicado a elas


Mostra "Onde tudo começou" será inaugurada neste sábado, dia 9 de maio, na estação ferroviária de Rio Acima; no dia delas, no domingo (10.05), as mamães até 60 anos terão desconto de 50% no passeio no Trem das Cachoeiras
Tudo começa na gestação. A descoberta da gravidez, os enjôos, as mudanças no corpo, a ansiedade pela chegada do bebê, a mistura de sentimentos: felicidade, medo..., e uma recompensa eterna. O momento é único para as futuras mamães, ou mesmo, para aquelas que já passaram pela experiência, por isso, merece ser guardado para sempre, não só na memória, como também em forma de fotos.
Para celebrar o início de uma nova vida e prestar uma justa homenagem às mulheres que nos concederam esse direito, o Centro de Referência Ambiental e Turística (CRAT), juntamente com a Dois Cliques Fotografia, promove a exposição "Onde tudo começou".
Ao todo são 16 imagens de 1,20m de altura por 80cm de largura que registram um das etapas mais sublimes da vida de uma mulher. A exposição será inaugurada neste sábado, dia 9 de maio, véspera do Dia das Mães, na estação ferroviária do Trem das Cachoeiras, em Rio Acima. Os visitantes poderão conferir, gratuitamente, a mostra até o dia 7 de junho.
As mulheres que são as protagonistas da exposição também irão participar do lançamento, mas, desta vez, com o filho nos braços. E, para brindar a ocasião, elas farão um passeio de trem, em família, pela Estrada Real, com direito a vagão panorâmico e a um café especial, com delícias típicas do interior do Estado. No dia delas, no domingo (10.05), as mamães até 60 anos terão desconto de 50% no passeio no Trem das Cachoeiras.
Segundo os fotógrafos Maraíse Silva e Júlio de Freitas, profissionais responsáveis pelos "cliques" da mostra, cada registro conta uma história diferente. O primeiro desafio é criar uma composição de cores, iluminação e textura que sejam harmônicos e que traduzam o estilo da mãe fotografada. "Não existem poses prontas. Nosso objetivo é registrar olhares, toques e expressões simples e delicadas, porém, muito verdadeiras", ressaltam.
Para registrar a essência desse momento tão importante, eles realizam entrevistas com as clientes e com os demais integrantes da família, para descobrir detalhes importantes, que ganham significado na hora da fotografia. Para compor as fotos, eles utilizam, entre outras coisas, os presentes que os bebês já ganharam, roupas e tudo que torna o momento inesquecível e marcante para toda a família.

Sobre o Trem das Cachoeiras
A charmosa Maria Fumaça alemã de 90 anos, denominada "Elisabeth", iniciou suas atividades em Rio Acima em 2012 e, desde sua fundação, já recebeu quase 30 mil visitantes, isto é, mais que três vezes, a quantidade de pessoas que integram a população de Rio Acima.
O Trem faz parte do projeto "Trem é Turismo II", desenvolvido pela Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais (ABOTTC). O nome Trem das Cachoeiras foi escolhido após uma votação dos alunos das escolas públicas da cidade e oferece um passeio de 7 km entre as belas paisagens que integram a Estrada Real. A Maria Fumaça reúne dois vagões simples equipados com TV, som e ventilador e um vagão panorâmico que oferece ainda ar-condicionado e mesas entre as poltronas.

Sobre a Dois Cliques
O trabalho da Dois Cliques é contar histórias de amor por meio de imagens. A busca por essa matéria-prima é o que motiva o casal de fotógrafos, apaixonados pelo trabalho, Maraíse Silva e Júlio de Freitas. Especializada em fotografia de casamento e famílias, a empresa atua no mercado de Belo Horizonte e região metropolitana há cinco anos e vem se destacando pela excelência e pela forma pessoal e intimista com que acolhe seus clientes.

Serviço
Exposição "Onde tudo começou"
Período: 9 de maio até 7 de junho de 2015, diariamente de 8 as 17h.
Local: Estação Ferroviária de Rio Acima.
Entrada: gratuita
Horários dos passeios de trem: sábados, domingos e feriados - 10h/13h/14h30/16h
Valores: R$22,00 a R$30,00 (moradores Rio Acima