Trem de Guararema


A maior locomotiva a vapor em operação no Brasil

Este é o mais novo trem turístico cultural brasileiro, em fase final de implantação em uma parceria da ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), Prefeitura Municipal de Guararema e MRS Logística.

O trem vai ser tracionado pela locomotiva a vapor (maria fumaça) 353, popularmente conhecida por "Velha Senhora". Esta é uma locomotiva Baldwin, modelo Pacific e é a maior locomotiva a vapor em operação no Brasil.

O passeio de Guararema tem como trajeto a Estação Central de Guararema até a Vila Luis Carlos, perfazendo o total de 6,8 km. A Estação de Guararema, construída em 1891, totalmente restaurada, conta com infraestrutura e acessibilidade necessárias para a operação.

Os viajantes poderão usufruir de um trajeto de bela paisagem e muito verde.

O destino final do passeio, a Estação de Luis Carlos, datada de 1914, foi restaurada em 2011, pela Fibria, através de lei de incentivo e compõe com a revitalizada Vila de Luis Carlos, um cenário especial para uma verdadeira volta ao passado. O local conta com comércio típico para atender aos visitantes.

Galeria de imagens do passeio


Veja como chegar


Rua Dr. Falcão, 4 - Centro Guararema - SP
Guararema / SP
Distrito de Luis Carlos / SP

CEP:
Telefone:
E-mail:
Sábados e Domingos
6,8kms (13,6 distância total ida e volta)
Duração prevista de 3 horas
Estação Central - Guararema - SP
Estação Luis Carlos - Distrito de Luis Carlos
O trem é puxado por uma autêntica locomotiva a vapor, que hoje é a maior do Brasil em operação, além da locomotiva a composição é formada por antigos carros de madeira, originais da era do vapor.

Em ambas estações foram cuidadosamente restauradas e no distrito de Luís Carlos o visitante conhece uma vila totalmente restaurada,
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O trem é puxado por uma autêntica locomotiva a vapor, que hoje é a maior do Brasil em operação, além da locomotiva a composição é formada por antigos carros de madeira, originais da era do vapor.

Em ambas estações foram cuidadosamente restauradas e no distrito de Luís Carlos o visitante conhece uma vila totalmente restaurada, além de ter a disposição bares e restaurantes.
Esta é uma locomotiva de origem americana, fabricada pela Baldwin Locomotive Works, tipo Pacific rodagem 4-6-2 (ou seja quatro rodas guias, seis rodas de tração e mais duas rodas guias na parte traseira), foi fabricada em 1927.

Diferente das locomotivas mais comuns, a 353 possui 3 cilindros, que aumentam a sua potência e velo
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Esta é uma locomotiva de origem americana, fabricada pela Baldwin Locomotive Works, tipo Pacific rodagem 4-6-2 (ou seja quatro rodas guias, seis rodas de tração e mais duas rodas guias na parte traseira), foi fabricada em 1927.

Diferente das locomotivas mais comuns, a 353 possui 3 cilindros, que aumentam a sua potência e velocidade.

Entre outros trabalhos, a locomotiva 353 era utilizada no trem conhecido como Cruzeiro do Sul, entre 1929 (ano em que chegaram os carros de aço ACF - American Car & Foundry, que faziam o trem) até 1945, quando as locomotivas a diesel ALCO RS1 assumiram o Cruzeiro do Sul até 1950, quando ele foi suprimido, dando lugar ao Santa Cruz. A partir dos anos 50, a 353 puxava trens de passageiros secundários com carros de madeira, pequenos trens de carga e trens de serviço ou lastro, até sua aposentadoria nos anos 60.

A 353 também é popularmente conhecida por “Velha Senhora” e após sua aposentadoria, ficou por décadas guardada no depósito de Cachoeira Paulista e por volta de 1997 ou 1998, foi transferida para a ABPF.

Foi recentemente restaurada e hoje ostenta o título de a maior locomotiva a vapor em operação no Brasil.