Trem Caipira


EM FASE DE IMPLANTAÇÃO

O “Trem Caipira” é um veículo leve sobre trilhos – VLT, composto por um veículo motriz com capacidade para 28 passageiros sentados e o reboque com capacidade máxima para 30 passageiros sentados, totalizando 58 lugares. A composição foi adquirida em 2008 com recursos provenientes do Ministério do Turismo.
Com o objetivo de fomentar o turismo na cidade de São José do Rio Preto e no Distrito de Engenheiro Schmitt, o “Trem Capira” percorrerá um trecho de aproximadamente 10,5 km em meio a paisagem rural, levando os passageiros em uma viagem bucólica ao encontro das fábricas de doces caseiros de Schmitt, famosos em todo o Brasil.
Além das tradições interioranas e dos deliciosos doces encontrados no Distrito de Schmitt, um dos destaques locais é a Paróquia de Santa Apolônia, única da América Latina com a Padroeira Universal dos Cirurgiões Dentistas, Odontologia e protetora dos males da face.

Galeria de imagens do passeio


Veja como chegar


Praça Paul Harris S/N
São José do Rio Preto / SP
Engenheiro Schmitt / SP

CEP:
Telefone: (17) 3203-1152
E-mail:semdec@riopreto.sp.gov.br
Viagens programadas para o 1º Domingo de cada mês
Saída: São José do Rio Preto – 10h
Chegada: Engenheiro Schmitt – 10h40
Permanência em Schmitt – até 13h
Partida Schmitt: 13h
Retorno São José do Rio Preto: 14h
Aproximadamente 10,5 km entre as Estações Ferroviárias de São José do Rio Preto e Engenheiro Schmitt. O passeio prevê o trajeto ida e volta.
A definir.
Favor entrar em contato pois o trem não está operando.
Estação Ferroviária de São José do Rio Preto / Estação Ferroviária de Engenheiro Schmitt
Estação Ferroviária de São José do Rio Preto
Estação Ferroviária de Engenheiro Schmitt
Parque da Represa Municipal
SWIFT
Distrito de Engenheiro Schmitt
Fábricas de doces caseiros de Engenheiro Schmitt
Paróquia de Santa Apolônia
Feira de Artesanato
Variada gastronomia
São José do Rio Preto possui variada gastronomia, oferecendo aos visitantes restaurantes nos mais diversos segmentos, como cozinha mexicana, japonesa, uruguaia, italiana, chinesa, árabe, entre outras. Os bares e lanches também são um grande atrativo pela variedade de cardápios e atrações.
Desde as tradições caipiras com a boa moda de viola até a cultura gaúcha, passando por MPB, Rock, Hip Hop, São José do Rio Preto é uma cidade de repertório eclético. O cenário musical ainda passa pela música erudita, com a Orquestra e Banda Sinfônicas, além dos trabalhos desenvolvidos por maestros reconhecidos internacionalmente ... ver mais
Desde as tradições caipiras com a boa moda de viola até a cultura gaúcha, passando por MPB, Rock, Hip Hop, São José do Rio Preto é uma cidade de repertório eclético. O cenário musical ainda passa pela música erudita, com a Orquestra e Banda Sinfônicas, além dos trabalhos desenvolvidos por maestros reconhecidos internacionalmente.
O Projeto Turístico Cultural “Trem Caipira” foi elaborado com o objetivo de fomentar o turismo no Distrito de Engenheiro Schmitt, famoso pelas fábricas de doces caseiros e ainda oferecer ao visitante e turista de São José do Rio Preto, mais um atrativo de entretenimento. Percorrendo um trecho de aproximadamente 10,5 km entre a c ... ver mais
O Projeto Turístico Cultural “Trem Caipira” foi elaborado com o objetivo de fomentar o turismo no Distrito de Engenheiro Schmitt, famoso pelas fábricas de doces caseiros e ainda oferecer ao visitante e turista de São José do Rio Preto, mais um atrativo de entretenimento. Percorrendo um trecho de aproximadamente 10,5 km entre a cidade e o Distrito, o “Trem Caipira” levará o visitante a um encontro com a cultura caipira, uma vez que no projeto está previsto o “Museu Caipira” a ser instalado na Estação de Engenheiro Schmitt. Além disso, em cada viagem, o visitante será recepcionado por artesãos e seus bonitos trabalhos, além de ter o suporte de toda uma estrutura hoteleira, restaurantes, bares e comércio, fazendo com que a visita em São José do Rio Preto vá muito além do passeio no trem.
São José do Rio Preto está localizada no Noroeste Paulista, a 441 km da capital São Paulo e a 500 m do nível do mar. O bioma é formado pelo Cerrado, Cerradinho, Capoeira. No trajeto do Trem Caipira a paisagem é predominantemente rural, percorrendo um pequeno trecho às margens do Parque da Represa Municipal, na área urbana, com a ... ver mais
São José do Rio Preto está localizada no Noroeste Paulista, a 441 km da capital São Paulo e a 500 m do nível do mar. O bioma é formado pelo Cerrado, Cerradinho, Capoeira. No trajeto do Trem Caipira a paisagem é predominantemente rural, percorrendo um pequeno trecho às margens do Parque da Represa Municipal, na área urbana, com atrativos naturais que encantam a todos os visitantes.