Trem da Serra da Mantiqueira


Trem da Serra da Mantiqueira

O Trem da Serra da Mantiqueira é um trem operado pela regional Sul de Minas da ABPF na cidade de Passa Quatro – MG. O trem parte da estação central de Passa Quatro em direção a estação Coronel Fulgêncio, localizada no alto da Serra da Mantiqueira, próxima ao Grande Túnel, na divisa de estados entre São Paulo e Minas Gerais.

Galeria de imagens do passeio


Veja como chegar


Praça Dr. Paulo de Frontin, s/ n° Centro
Passa Quatro / MG

CEP: 37460-000
Telefone: (35) 3371-2167
E-mail:suldeminas@abpf.com.br
O trem funciona todos finais de semana:
Sábados: 10:00hs e 14:30hs (a confirmar)
Domingos: 10:00hs.

Em feriados e datas festivais podem ocorrer passeios extras.

Aconselhamos sempre ligar com antecedência e reservar a passagem.
O trajeto possui 10km de extensão, sendo que viagem de ida e volta, o visitante percorre no total 20kms.

Duração total do passeio é de 2 horas
O passeio se inicia na estação central de Passa Quatro – MG e segue até a estação Coronel Fulgêncio (zona rural do município de Passa Quatro) no alto da Serra da Mantiqueira e retorna a estação central da cidade.
Exposição fotográfica nas estações de Passa Quatro e Coronel Fulgêncio (esta última foi palco dos maiores combates da revolução de 1932). Na estação Manacá existe feira de artesanatos e doces e guloseimas típicas da região, além dos turistas podem conhecer uma pequena estação para atendimento da zona rural. Ela foi também o post ... ver mais
Exposição fotográfica nas estações de Passa Quatro e Coronel Fulgêncio (esta última foi palco dos maiores combates da revolução de 1932). Na estação Manacá existe feira de artesanatos e doces e guloseimas típicas da região, além dos turistas podem conhecer uma pequena estação para atendimento da zona rural. Ela foi também o posto avançado das tropas federais durante a Revolução Constitucionalista de 1932.

O trem é puxado por uma autêntica locomotiva a vapor e antigos carros de madeira, originais da era do vapor.

No trajeto é possível observar obras de arte da ferrovia, como pontes e o principal atrativo desta antiga linha, o Túnel da Mantiqueira, que pode ser visitado a pé (a partir da estação Coronel Fulgêncio). O túnel possui 997m de extensão, foi inaugurado por Dom Pedro II e na época de sua construção foi considerado uma das maiores obras de engenharia do Brasil Imperial.
Comida mineira disponível na cidade de Passa Quatro, além de doces, queijos e guloseimas tipicas da região e durante o passeio são comercializadas bebidas (refrigerantes, cerveja e água).
Musica sertaneja ao vivo a bordo do trem, sendo tocada por cantores locais.
Estrada de Ferro Minas e Rio

A ferrovia se originou de uma concessão feita em 1875, pelo Governo Imperial a José Vieira Couto de Magalhães e ao Visconde de Mauá, com a denominação de Estrada de Ferro Rio Verde, sendo este, o último envolvimento do Barão de Mauá com um projeto ferroviário. Os trabalhos de construção se iniciar
... ver mais
Estrada de Ferro Minas e Rio

A ferrovia se originou de uma concessão feita em 1875, pelo Governo Imperial a José Vieira Couto de Magalhães e ao Visconde de Mauá, com a denominação de Estrada de Ferro Rio Verde, sendo este, o último envolvimento do Barão de Mauá com um projeto ferroviário. Os trabalhos de construção se iniciaram em 21 de Abril de 1881 comandados por uma empresa inglesa denominada "The Minas and Rio Railway".

A ferrovia foi inaugurada em 14/06/1884 e a viagem inaugural contou com a presença de Dom Pedro II e comitiva (que já havia visitado as obras em 1883). Na viagem inaugural Dom Pedro percorreu todos os 170kms que conectam Cruzeiro a Três Corações e tamanha foi sua satisfação com a condução do trem inaugural, que ao chegar em Três Corações honrou o maquinista Inglês, Henrique Turner, com um abraço.

Mais tarde a ferrovia inglesa devolveu a concessão ao governo federal, onde após diversas mudanças de administração surge a RMV (Rede Mineira de Viação) e por fim, em 1991, já sob controle da RFFSA, a ferrovia foi fechada.

Atualmente, dos 170kms originais, apenas 20 se encontram em condições operacionais, graças ao trabalho da ABPF que mantém abertos ao tráfego trechos em Passa Quatro, onde opera o Trem da Serra e em São Lourenço, onde funciona o Trem das Águas.
O passeio se inicia no centro da Cidade de Passa Quatro, de onde a ferrovia se dirige a Serra da Mantiqueira.

Após alguns minutos de viagem o trem já adentra a zona rural do município e chega na estação Manacá e como fundo, temos a belíssima serra da mantiqueira.

Após a estação Manacá é iniciada a subida da Serra da Mant
... ver mais
O passeio se inicia no centro da Cidade de Passa Quatro, de onde a ferrovia se dirige a Serra da Mantiqueira.

Após alguns minutos de viagem o trem já adentra a zona rural do município e chega na estação Manacá e como fundo, temos a belíssima serra da mantiqueira.

Após a estação Manacá é iniciada a subida da Serra da Mantiqueira, onde pode-se observar a bela flora natural do local, matas nativas e corredeiras do rio Manacá.