Trem da Serra do Mar


O Encontro Entre Natureza e Saudosismo

Um nostálgico passeio de Maria Fumaça pela serra do norte catarinense revive cenários antigos de montanhas, túneis e cachoeiras. Estação Ferroviária de Rio Negrinho, sede do Museu Dinâmico da Maria Fumaça. Acervo diversificado com oito locomotivas a vapor, vagões antigos e peças em geral relacionadas à história ferroviária no Brasil. Os passeios normais da Maria Fumaça são realizados mensalmente. Duas máquinas e seis vagões estão preparados para levar cerca de 270 pessoas. Normalmente os passeios atraem uma média de 150 passageiros. De Rio Negrinho, a Maria Fumaça vai para Rio Natal, uma colônia polonesa, no interior de São Bento do Sul. A paisagem vista das janelinhas dos vagões é a mata atlântica. Em Rio Natal, um almoço com pratos típicos poloneses espera pelos passageiros. Geralmente um grupo folclórico também recebe os visitantes.
Mais informações podem ser obtidas no endereço: www.abpfsc.com.br.

Galeria de imagens do passeio


Veja como chegar


Rua da Estação, sn
Rio Negrinho / SC
São Bento do Sul / SC

CEP: 89295-000
Telefone: (47) 3644700
E-mail:rionegrinho@abpfsc.com.br
Os passeios são realizados mensalmente.
Entrega dos bilhetes às 09h15, embarque às 09h30 e partida às 10h.
42 Km
Embarque: 9h30
Retorno: 16h
Estação Ferroviária de Rio Negrinho - SC / Estação Ferroviária de Rio Natal - SC
Paisagens deslumbrantes da Serra do Mar.
No cardápio, não faltam o pirogue, que é um pastel cozido recheado com requeijão, e o alusque, folhas de repolho cozido recheadas com arroz e carne, além do nhoque de batata doce.
Um empolgante passeio a bordo de uma composição puxada por locomotiva a vapor e históricos carros passageiro em madeira. O encontro entre natureza e saudosismo, em um passeio inesquecível, por belas paisagens da Mata Atlântica e pelas incríveis obras da engenharia, tais como túneis, viadutos e pontes que estão presentes ao longo ... ver mais
Um empolgante passeio a bordo de uma composição puxada por locomotiva a vapor e históricos carros passageiro em madeira. O encontro entre natureza e saudosismo, em um passeio inesquecível, por belas paisagens da Mata Atlântica e pelas incríveis obras da engenharia, tais como túneis, viadutos e pontes que estão presentes ao longo da Serra do Mar.
Partindo de Rio Negrinho, a uma altitude de 795 metros e descendo até Rio Natal, no município de São Bento do Sul, a 355 metros ao nível do mar, onde robustas locomotivas à vapor de até 100 toneladas, da década de 40, vencem a subida da serra em show a parte, para os mais observadores.