União da Vitória-PR/Porto União-SC


Trem União da Vitória-PR/ Porto União-SC - EM IMPLANTAÇÃO

Este passeio está sendo preparado para o turista reviver a experiência dos primeiros viajantes que cruzaram de trem os Estados do Paraná e Santa Catarina em direção ao sul do Brasil. A locomotiva foi construída nos Estados Unidos em 1913 e batizada com o número 310, é uma das poucas máquinas a vapor existentes no Brasil. Sua caldeira é tocada a lenha. O estoque de água e madeira fica no compartimento traseiro, chamado “tender”.

Galeria de imagens do passeio


Veja como chegar


Estação Ferroviária União da Vitória - Centro
União da Vitória / PR

CEP: 84600-000
Telefone: (42) 3521630
E-mail:industriaecomerciouva@yahoo.com.br
A definir.
Favor entrar em contato, pois o trem não está operando ainda.
Aproximadamente 6 km entre a Estação Ferroviária União e a Estação de Engenheiro Melo.
Estação Ferroviária União / Estação Engenheiro Melo
O Município de União da Vitória possui os seguintes roteiros:
Rota Sul das Cachoeiras, City Tour e Roteiro Ucraniano Kalena.
Rota Sul das Cachoeiras - Um roteiro para quem quer passar o dia em contato com a natureza e conhecer parte da história do Paraná: belas cachoeiras (Campo Alto, 50m de altura; Cintura de Noiva, 40m de al
... ver mais
O Município de União da Vitória possui os seguintes roteiros:
Rota Sul das Cachoeiras, City Tour e Roteiro Ucraniano Kalena.
Rota Sul das Cachoeiras - Um roteiro para quem quer passar o dia em contato com a natureza e conhecer parte da história do Paraná: belas cachoeiras (Campo Alto, 50m de altura; Cintura de Noiva, 40m de altura, Cachoeira da Gruta, Piscina), a Gruta da Nossa Senhora da Salette, uma histórica Igreja Ucraniana e o Parque Histórico Iguassú.
O Parque segue a característica de um Museu ao Ar Livre.
City Tour União da Vitória/ Porto União
Conheça os principais atrativos de União da Vitória, a cidade que, junto com Porto União, se tornou o foco da Guerra do Contestado entre os anos de 1912 e 1916.
Roteiro Ucraniano Kalena - Em União da Vitória, os descendentes de ucranianos até hoje preservam as tradições herdadas dos seus antepassados.
A 310 fazia principalmente o trecho entre União da Vitória/Porto União e o porto de São Francisco do Sul.
Em 1977 deixou a ferrovia para fazer parte da paisagem da Praça Visconde de Nácar. Lá ficou exposta 28 anos em homenagem aos ferroviários e à ferrovia que fizeram da cidade de União da Vitória a 4.ª maior economia do Paraná
... ver mais
A 310 fazia principalmente o trecho entre União da Vitória/Porto União e o porto de São Francisco do Sul.
Em 1977 deixou a ferrovia para fazer parte da paisagem da Praça Visconde de Nácar. Lá ficou exposta 28 anos em homenagem aos ferroviários e à ferrovia que fizeram da cidade de União da Vitória a 4.ª maior economia do Paraná no início do século XX.
O passeio sairá da Estação Ferroviária União seguindo até a Estação de Engenheiro Melo em Porto União – SC. Neste trajeto de seis quilômetros a Maria Fumaça passará pela área central das cidades, exatamente sobre a divisa dos Estados do Paraná e Santa Catarina e por um túnel.
Ainda, no interior da Estação Ferroviária União existe uma passagem subterrânea abaixo dos trilhos do trem que eram utilizados no passado para atravessar de um lado para outro, isso quando o fluxo de trens era intenso. Será possível conhecer a história da ferrovia através de uma exposição de fotos antigas nesta passagem. Uma das curiosidades é que esta passagem subterrânea liga dois Estados/Municípios.
Belas cachoeiras (Campo Alto, 50m de altura; Cintura de Noiva, 40m de altura, Cachoeira da Gruta, Piscina), a Gruta da Nossa Senhora da Salette, uma histórica Igreja Ucraniana e o Parque Histórico Iguassú.